Subscribe Us

ads header

Mais uma vez, a reunião de Lula com ministros para discutir cortes de gastos terminou sem qualquer decisão concreta.

 

Luiz Inácio Lula da Silva

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o presidente chinês Xi Jinping em Brasília no dia 20 de novembro, logo após a cúpula do G20. Xi Jinping estará presente no encontro de líderes do grupo, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro, encerrando a presidência brasileira do G20, que reúne as maiores economias globais.

Espera-se que as discussões entre Lula e Xi incluam a "Nova Rota da Seda", iniciativa chinesa lançada em 2013, que visa desenvolver uma rede global de infraestrutura por meio de investimentos em ferrovias, hidrovias e rodovias. Em sua visita a Pequim no ano passado, Lula não formalizou a adesão do Brasil ao projeto, o que causou certa decepção para a China. Desta vez, o tema deve voltar à pauta, abrindo espaço para novos acordos bilaterais de infraestrutura e comércio entre os dois países.

 A equipe econômica do governo federal é composta por Fernando Haddad (ministro da Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Rui Costa (Casa Civil). Na reunião desta sexta-feira, também estiveram presentes os ministros Geraldo Alckmin (vice-presidente e responsável pelo Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Jorge Messias (Advogado-Geral da União).