Subscribe Us

ads header

Identidade Funcional Digital aos servidores do município de São Paulo

Na última sexta-feira (5), foi divulgada a portaria Nº 54/SEGES/2024, que estabelece a Identidade Funcional Digital para os servidores municipais da Prefeitura de São Paulo.

Esse documento oficial de identificação será acessível a todos os servidores públicos da Administração Direta, incluindo aqueles que são efetivos, comissionados, ativos ou aposentados, como forma de validar o vínculo com a Prefeitura.

A criação da Identidade ocorrerá através do aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, resultado de uma colaboração entre a Prefeitura de São Paulo, liderada pela Secretaria Municipal de Gestão, e o Governo do Estado, com a Prodesp. A expectativa é que, até o dia 20 de julho, as versões do aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR para IOS sejam atualizadas para permitir a emissão da Identidade dos servidores da Prefeitura de São Paulo.




PASSO A PASSO PARA GERAR A IDENTIDADE FUNCIONAL DIGITAL
 
1. Acesse a loja de aplicativos do celular, e busque por Poupatempo.  
2. Baixe o aplicativo e acesse. O login é feito com a conta gov.br. Insira CPF e, na próxima tela, a senha. Caso não tenha uma conta, será transferido para as telas de criação e, ao final do processo, será direcionado de volta ao aplicativo Poupatempo.  
     Dica: Como é necessário ter uma conta Prata ou Ouro para gerar a identidade Funcional, se for criar um acesso do zero, já faça no nível correto.  
3. Autorize o uso de seus dados para avançar.   
4. Entre em Carteira, ícone que se encontra na parte inferior da tela, à direita.    
5. A Carteira aparecerá vazia. Clique no botão  
6. Selecione então a opção Identidade Funcional Digital Municipal. O aplicativo busca, automaticamente, seu registro no banco de dados da Prefeitura.    
7. Hora de tirar foto. Tem que ser no padrão documento: não use óculos, boné ou qualquer item que cubra a cabeça e posicione-se em frente a um fundo branco e bem iluminado. Enquadre então o rosto e os ombros de forma que fiquem bem centralizados; cuide também de deixar os olhos abertos e direcionados para câmera e os lábios fechados. Se a primeira tentativa de fotografia não ficar boa, você poderá tentar de novo, quantas vezes forem necessárias.
8. Feita a foto, o retrato será validado em um processo automático de comparação com outras fotos constantes no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou outros órgãos.     
9. Uma vez, gerada, a identidade ficará disponibilizada na Carteira de Documentos do aplicativo, onde poderá ser acessada sempre que quiser. É possível também salvá-la no seu celular, ou compartilhar. A checagem de autenticidade pode ser feita ao escanear o QR Code.

Baixe o app do Poupatempo SP.GOV.BR no Google Play e App Store