O puxa-saco no trabalho

 


O que é uma pessoa puxa-saco?

Uma pessoa puxa-saco possui características marcantes que facilitam sua identificação. Geralmente, ela não é autêntica, pois está mais preocupada em agradar os outros do que em ser verdadeira. Isso significa que não se concentra em ter um bom desempenho no trabalho, em investir na carreira ou em seu próprio desenvolvimento pessoal.

Além disso, o bajulador é constantemente falso. Ele simula gostar de seus superiores, demonstra interesse em assuntos estratégicos e se apresenta como um funcionário exemplar, mas de maneira distorcida. O comportamento do puxa-saco tende a ser forçado e, frequentemente, ele muda quando está longe dos chefes, "descansando" do papel que desempenha.

Normalmente, a pessoa puxa-saco se envolve em atividades que a maioria evitaria, como ficar até mais tarde, trabalhar nos fins de semana, fazer horas extras e abrir mão de momentos de lazer para ajudar os superiores. Tudo isso visa conquistar uma boa imagem na empresa. Em contrapartida, é comum que os aduladores mantenham distância dos colegas e, por vezes, sejam até rudes.

### Puxa-saco no ambiente de trabalho

O mercado de trabalho é um dos ambientes mais propícios para a presença de puxa-sacos, uma vez que o ambiente corporativo é estruturado em hierarquias que precisam ser respeitadas em questões como promoções e demissões. Muitas pessoas acreditam que a bajulação é um atalho para alcançar seus objetivos profissionais, utilizando-a como uma forma de seduzir os chefes e obter resultados desproporcionais ao seu esforço.

Entretanto, o ambiente de trabalho pode ser hostil, dificultando a comunicação direta entre funcionários e chefes. Além disso, problemas estruturais podem fazer com que o mérito não seja suficiente para garantir promoções ou visibilidade. A presença de puxa-sacos apenas agrava essa situação, aumentando a disparidade entre esforço e resultado.

### Como identificar um puxa-saco?

Identificar uma pessoa puxa-saco não é difícil. Você pode notar que o ambiente de trabalho se torna incômodo, repleto de intrigas, fofocas e injustiças. Quando isso acontece, é um sinal de alerta: provavelmente você está lidando com um bajulador. Onde há um puxa-saco, é comum que outros funcionários se sintam deslocados e até "atropelados" por essa pessoa, que pode manipular situações para se beneficiar às custas dos colegas.

No ambiente de trabalho, o puxa-saco é aquele que está sempre atrás do chefe, sem senso crítico e apoiando todas as decisões da empresa de forma cega. Apesar de sua proximidade com os superiores, geralmente não se destaca em suas atividades e mantém relações ruins com os colegas, muitas vezes se isolando ou permanecendo apenas na companhia dos chefes.

Para identificar um puxa-saco, observe o ambiente ao seu redor. Existe desmotivação entre os colegas? Há um clima tenso, com coisas não ditas? Note também se o puxa-saco tem um desempenho abaixo da média, mas ocupa boas posições na empresa. Quanto ao chefe, alguns podem apreciar ter um bajulador, enquanto outros desaprovam esse comportamento.

### Como lidar com puxa-saco no trabalho?

Se você identificou um puxa-saco em seu local de trabalho, pode ser desafiador saber como agir. O primeiro passo é ter consciência da situação. Tente entender a dinâmica do ambiente: desde quando o puxa-saco está na empresa e quais colegas se sentem incomodados com isso.

Após compreender a situação, você pode tomar algumas ações. Se o chefe for claramente contra esse tipo de comportamento, considere registrar uma reclamação ou ter uma conversa franca com ele, propondo mudanças na dinâmica da equipe. Além disso, aproxime-se de outros colegas de trabalho que compartilhem de uma visão semelhante, formando uma rede de apoio, mas evite fofocas, pois o puxa-saco pode se beneficiar delas.

Postar um comentário

0 Comentários