Inovação em Movimento: Aeroporto de Guarulhos recebe Primeiro veículo do Sistema People Mover

O Aeroporto de Guarulhos já recebeu o primeiro de três veículos Aeromóvel que serão utilizados no sistema "People Mover". Esse sistema conectará os três terminais de passageiros à Linha 13-Jade da CPTM.



O consórcio AeroGRU, responsável pela implementação, içou os dois vagões do trem azul, sendo que outros dois trens, um verde e outro laranja, estão sendo montados pela Marcopolo Rail. A operação ocorreu na sexta-feira, dia 15, sem notificação à imprensa. 

Para manter seus leitores informados, o site foi até o local para registrar o veículo na via.Procuramos a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos e cliente do People Mover, mas não houve interesse da assessoria em fornecer informações, tanto para nós quanto para o site parceiro Airway.

A entrega do primeiro veículo Aeromóvel é um marco significativo para o projeto, que está sendo implantado rapidamente. A previsão é que o sistema entre em operação no meio do ano, conectando a estação Aeroporto Guarulhos aos terminais 1, 2 e 3.A viagem no maior percurso levará apenas 6 minutos, com intervalos também de 6 minutos. 

Além de ser mais rápido e frequente, o People Mover proporcionará maior conforto aos usuários, já que as estações são acessíveis e os trens mais espaçosos do que os ônibus que atualmente fazem o trajeto.O Aeromóvel é uma tecnologia brasileira criada por Oskar Coester, ex-funcionário da Varig, que desenvolveu um sistema de propulsão pneumática usando compressão de ar em um túnel sob os trilhos. 

O ar movimenta uma vela localizada abaixo do veículo, tornando-o mais leve que outros modais.Apesar da tecnologia promissora, o Aeromóvel teve até hoje apenas dois projetos implantados, um na Indonésia e outro no Aeroporto de Porto Alegre. 

O sistema de Guarulhos, entretanto, é mais abrangente e pode aumentar a visibilidade da tecnologia, potencialmente gerando novos contratos, desde que a empresa demonstre a eficiência e confiabilidade do Aeromóvel.

Postar um comentário

0 Comentários