Uma mulher de 40 anos foi encontrada morta dentro do banheiro da UBS (Unidade Básica de Saúde) SOIMCO em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã desta quarta-feira (8). De acordo com a Polícia Civil, Marilene dos Santos Cruz morreu na tarde de terça-feira (7), quando passou por uma consulta e foi liberada por um médico do hospital. Os funcionários do local teriam fechado as portas do estabelecimento com o cadáver ainda no banheiro.
À Polícia Civil, o marido da vítima disse que a mulher tinha crises de bronquite crônica, e que, em decorrência da doença, sentia muita falta de ar. Em meio a uma dessa crises, ela foi até o pronto socorro passar por uma consulta. Logo após ser liberada pelo médico, foi até o banheiro do hospital, onde teria morrido após passar mal.
De acordo com relatos que o marido ouviu no pronto socorro, uma paciente ainda teria tentado entrar no banheiro, mas não conseguiu. A mesma mulher teria chamado funcionários até o local para verificar se havia algo de estranho, mas ninguém foi até lá. O corpo de Marilene só foi localizado na manhã desta quinta-feira, já em estado de rigidez.
O marido chegou a registrar um boletim de desaparecimento da mulher, que não voltou do médico. O delegado responsável pela investigação já instaurou um inquérito sobre caso e intimou o diretor da unidade de saúde para ser ouvido na próxima sexta-feira (10), às 13h.
O corpo de Marilene já foi liberado pelo IML de Guarulhos e deve ser enterrado nesta manhã no Cemitério Bonsucesso de Guarulhos. A causa da morte só será conhecida com o resultado do exame feito no IML.
A Secretaria de Saúde informou, em nota, que por volta das 9h30, de quarta-feira (8) os funcionários perceberam que um dos banheiros estava fechado e "na tentativa de abrir a porta visualizaram uma pessoa caída, o que impedia a abertura da porta. Os profissionais da UBS quebraram a janela do banheiro, entraram no local, colocaram a pessoa no corredor e iniciaram manobras de reanimação. Ao mesmo tempo foi acionado o SAMU e o Corpo de Bombeiros, porém os paramédicos constataram que o corpo não mais apresentava sinais vitais". Ainda segundo a nota, a secretaria vai instaurar um processo administrativo para apurar o caso.