Subscribe Us

ads header

TRANSPORTE PRECÁRIO EM GUARULHOS EM 2012


Encontrei essa matéria na internet de um morador de guarulhos, achei interessante pois até hoje existe problemas no Transporte da Cidade de Guarulhos, é uma vergonha e falta de comprometimento com o povo de guarulhos.

Veja o Vídeo que Comprova esse Grave Problema no Transporte da Cidade de Guaurlhos.



Prezados (as);

Até o momento não houve nenhuma resposta da PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS sobre os transtornos causados com a alteração do transporte público municipal. Acredito que a melhor resposta seja a solução. Desde sua implantação em 8 de janeiro de 2011 que muitos problemas surgiram e outros se agravaram. Em uma retrospectiva dos acontecimentos até a presente data 13 de fevereiro de 2011 após conversar com algumas pessoas posso citar algumas dificuldades encontradas por passageiros.

1 - Alteração de itinerários sem informativos completos foram distribuídos poucos folhetos orientando apenas o trajeto de uma determinada linha, precisamos saber como chegar a nosso destino final em alguns casos se faz obrigatória a necessidade de integração com outras linhas e não necessariamente encerraremos nossa viagem no final da linha utilizada.

2 - Para muitas linhas não houve nenhuma redução dos intervalos das ou da linha restante em um determinado local, isso atrasa consideravelmente a espera pela integração de demais transportes. Onde antes um único veículo completava um tederminado percurso, hoje são necessários 2, 3... Ônibus e somando o tempo de espera comum da primeira condução mais o tempo gasto em locomoção para um local às vezes já fora de seu itinerário de necessidade, isso se faz necessário, como já informei para adquirir a integração. Somando o tempo gasto na espera da segunda condução, mais novamente tempo de viagem e assim por diante... Os prejuízos são imensos com demora e atrasos. Todos sabem que esse modelo de transporte demanda tempo demais nas viagens e isso deveria ter sido cuidadosamente estudado e aplicado pela Prefeitura de Guarulhos, o que não ocorre e isso demonstra desinteresse e imaturidade dos órgãos competentes, complicando de forma geral a rotina de todos.

3 - No dia seguinte a implantação do sistema conversei com uma pessoa dentro de um ônibus e me disse já ter gasto mais de R$ 14,00 só para chegar até o centro de Guarulhos, logo eu o questionei sobre o também recém implantado BILHETE ÚNICO para integração gratuita no intervalo informado pela prefeitura de 2 horas. A pessoa muito descontente e dizendo já estar atrasada para o trabalho em uma loja da cidade disse que tentou adquirir o tal bilhete, mas como já era de se esperar, não havia mais nenhuma unidade disponível, conclusão... Prejuízo financeiro, isso somente na ida.

4 - O BILHETE ÚNICO GUARULHENSE, logo percebi a enganação quanto ao tempo de validade de integração gratuita informada pela PREFEITURA DE GUARULHOS (2 HORAS). Em 2 viagens rigorosamente cronometrada que fiz em dias atrás e com o sistema já bem implantado, na teoria é claro, constatei que com o intervalo da primeira passagem paga, 1 hora e 45 minutos depois uma nova passagem foi cobrada de meu cartão na outra viagem com 1 hora e 50 minutos. Entendo isso como propaganda enganosa .
De forma voluntária perguntei como estava à situação no transporte em Guarulhos a um funcionário de um comércio do centro da cidade e o mesmo reclamou muito sobre atrasos, linhas desconhecidas, veículos lotados o tempo todo, aumento da tarifa de R$ 2,65 para R$ 2,90, falou-me também sobre o que eu esperava ouvir, problemas com o BILHETE ÚNICO, onde ele me disse mesmo que 2 passagens estavam sendo mesmo descontadas em menos de 2 horas de intervalo e que também no tempo daquela conversa o sistema de bilhete único havia sido SUSPENSO.

Quem estaria pagando as integrações aos passageiros? A Secretaria de Transporte e Transito de Guarulhos que assim como a própria prefeitura da 9ª capital do país em arrecadação, é claro, está sempre preparada para todos os imprevistos e em dias de caos quase não se encontra um único funcionário disposto a prestar ao menos uma informação relevante. Trabalho esse que para muitos funcionários municipais de Guarulhos parece ser algo fora de contexto se quer dar atenção para um munícipe perdido com as atribuições que somente uma meia dúzia de intelectuais criadores das aberrações públicas seria capazes de entender e explicar o que está ocorrendo e como e quando será resolvido. Mas essas pessoas nunca estão disponíveis e nunca serão encontradas.

5 - No bairro de Cumbica, por exemplo, (Conj. Paes de Barros) havia as linhas 76, 77, 78, 79, 290, 692, 591, 9041, 25-A, J1 e 491 a maioria para a região central, hoje contamos apenas com a nova e única linha 431 com intervalo médio de meia hora e mais 1 ou 2 das "NOJENTAS" lotações que tornaram-se micro-ônibus mas a prestação de serviço, higiene e qualificação dos prestadores desse serviço em geral continuam péssimos, não sendo capazes de atender as nossas necessidades mínimas.

6 - No tópico anterior cito as lotações, essas que por sua vez seguindo sentido Pq. Cecap, bairro a aproximados 5 quilômetros do centro, então segundo com seus letreiros indicando TERM.CECAP, e encerram sua viagem em um simples ponto de ônibus a beira da Av. Monteiro Lobato, onde já existia ha muito tempo e estão considerando o local como TERMINAL. Porém não é o local para integração gratuita para passagens pagas em dinheiro, por exemplo, como aí sim ocorre no terminal rodoviário municipal e está localizado no bairro de Vila Barros região do Pq. Cecap e faz ligação independente com a nova RODOVIÁRIA INTERESTADUAL DE GUARULHOS. Essa informação nos letreiros de algumas lotações estão causando grande desentendimento, uma vez que de fato as lotações não estão habilitadas a trafegarem no interior do TERMINAL MUNICIPAL destinado somente a algumas linhas de ônibus.

7 - O terminal de ônibus localizado no bairro de Vila Barros região do Pq. Cecap recebe algumas linhas de ônibus apenas na ida do trajeto, outras somente na volta. Não sendo viável para mantermos uma rotina comum de trajeto e com isso perde-se muito tempo aguardando as linhas úteis ao nosso destino quando a mesma linha que nos serviria para ida também poderia servir para a volta, mas não faz o mesmo itinerário. Vejo isso como uma confusa situação criada pela Secretaria.

8 - Visitei o Terminal do Jd. São João que ainda não existe e ao questionar uma das "voluntárias" da Secretaria De Transporte e Transito que tentam informar as pessoas sobre os novos e complicados itinerários do transporte em Guarulhos fui informado que as instalações atuais com dezenas de simples pontos de ônibus afixados lado-a-lado em um tipo de praça formando um círculo, funciona em caráter PROVISÓRIO, ela apontou um terreno mais adiante onde possivelmente será construído o terminal. Com isso vejo uma perda de tempo e TOTAL DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO.

Porque em Guarulhos nunca há um planejamento para as ações e uso consciente do dinheiro das pessoas. O local está sujo e ainda possui até rua sem pavimentação servindo de estacionamento para os ônibus e lotações, onde os motoristas repousam dentro de bares imundos. Pontos finais de ônibus ao lado de ?BOTECOS? sempre foi tradicional em Guarulhos, mas acredito que devemos construir um futuro digno e com alta capacidade de aceitação pelas pessoas, buscar sempre a qualidade, a segurança e o conforto para os passageiros.

Os que não aceitarem tais condições também devem conscientizar-se sobre sua real eficiência no cargo público que ocupa, pois o bem maior cabe a total e única responsabilidade de CUIDAR DAS PESSOAS, JOVENS, IDOSOS, DEFICIENTES E GESTANTES. Lembrando também que essas ?voluntárias? não estão totalmente aptas a informar itinerários com exatidão. Em uma pesquisa que fiz propositalmente a uma delas em um dos pontos de ônibus mais movimentados do Centro de Guarulhos sugeri uma linha que eu tenho total certeza de seu trajeto em um determinado local em que eu a informei que queria me direcionar e esta pessoa afirmou com certeza que a linha passava por lá, quando realmente seu trajeto está direcionado a aproximadamente 500 metros de distância.

9 - Algumas pessoas disseram preferir pagar tarifas mais altas nas linhas intermunicipais para garantir a pontualidade e a certeza de não terem mais transtornos com integrações, principalmente em dias de chuva e horários de pico. Desde a implantação do sistema de ?terminais e bilhete único? em Guarulhos nota-se um aumento considerável no número de carros particulares nas ruas, aumentando assim o tempo dos congestionamentos e o transito em geral e assim aumentando ainda mais os intervalos do ônibus presos também que podem chegar a até uma hora.

- Estive há poucas horas na região central de cidade, fui em uma agradável caminhada e na volta percorri por 20 minutos até um ponto de parada da linha de minha necessidade, mais 20 minutos a espera de um ônibus, tempo não muito longo mas outras linhas que poderiam me ser útil são PROIBIDAS de estacionarem para embarque e ou desembarque de passageiros no ponto indicado, percebi inúmeras linhas distintas e outras até com vários ônibus com o mesmo destino em um intervalo menor que 5 minutos passando completamente vazios e algo até inusitado e de uso sempre exclusivo do péssimo serviço prestado pelas já quase extintas lotações, as vans, os motoristas de ônibus que passavam pelo ponto em que eu estava sinalizavam sua passagem com faróis altos e até leves toques na buzina, na esperança de atender a qualquer dos três passageiros que estavam sem saber qual ônibus seria útil para sua viagem. Atitudes impensadas com o único objetivo de atender aos interesses pessoais e ou políticos interferem diretamente na rotina e na vida de cada pessoa.

Como já fui informado por vários funcionários da Prefeitura de Guarulhos em diversas secretarias quando questionados sobre a ineficiência da prestação de um determinado serviço que o município é muito extenso e segundo eles dificulta as ações, estou convencido de que a Prefeitura de Guarulhos não está apta a administrar um município extenso e com todas as dificuldades possíveis e existentes.
Uma tia minha iria me visitar a pouco, porém me ligou dizendo que já faz UMA HORA que está em um ponto de ônibus no Jd. Triunfo região do Jd. Bonsucesso e acaba de desistir da visita. Ela aguardava um ônibus no sentido centro da cidade. As pessoas estão perdendo seu direito de ir e vir. Moradores de áreas distantes estão sendo obrigados de forma indireta a não se dirigirem para as regiões centrais onde para isso hoje é necessário se irritar com atrasos, falta de ônibus e integrações entre bairros e centro, hoje em sua maioria obrigatória.

A TODOS OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DA SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRANSITO DE GUARULHOS, DIANTE DE TAMANHA INCAPACIDADE DE GERIR O SETOR E AMEAÇA DE GREVE EM MATERIA PUBLICADA NO JORNAL LOCAL ?GUARULHOS HOJE? DE 12/02/11, EM UM MOMENTO EM QUE MAIS AS PESSOAS PRECISAM DA QUASE INEFICIENTE AJUDA DESSA SECRETARIA, PORÉM AINDA NECESSÁRIA. SEGUNDO O JORNAL A GREVE ESTÁ PROGRAMADA PARA TER INÍCIO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA DIA 15/02/11.

A SECRETARIA REINVINCA 30% DE ADICIONAL DE PERICULOSIDADE EM QUE? PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE ESTÃO MATANDO PACIENTES MUITAS VEZES POR CHEGAREM IRRITADOS EM SEU TRABALHO POSSIVELMENTE POR SOFREREM PROBLEMAS COM O TRANSPORTE PÚBLICO CADA VEZ PIOR EM SUA CIDADE E NÃO POSSUEM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE EM SUA CATEGORIA...

A QUEM AS PESSOAS IRÃO RECORRER? QUEIRAM GENTILMENTE TER O BOM CENSO DE BUSCAREM OUTRAS FORMAS DE RENDA PARA SUAS VIDAS, ASSIM COMO OCORRE COMUMENTE NO SETOR PRIVADO. NÃO IRRITEM AS PESSOAS, NÃO TIREM O DIREITO A LIBERDADE DAS PESSOAS, NÃO IGNOREM O DIREITO DAS PESSOAS. NÃO TENTEM SER O QUE NUNCA SERÃO... PELA PRÓPRIA NATUREZA HUMANA, MELHORES QUE NINGUÉM.

SOLICITO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO EM GUARULHOS INTERVENSÃO EM CARÁTER DE URGÊNCIA PARA QUE A PREFEITURA TOME UMA ATITUDE LÓGICA E RACIONAL QUANTO A PÉSSIMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DO TRANSPORTE PÚBLICO NA CIDADE. ESTÁ MAIS QUE COMPROVADO A INEFICIÊNCIA CRÔNICA QUE A SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRANSITO E PREFEITURA DE GUARULHOS ENTÃO LIDANDO COM O MUNICÍPIO.

PRECISAMOS DE AJUDA.

ESTAMOS AGUARDANDO A SOLUÇÃO IMEDIATAMENTE.

Fonte : reclameaqui