
Trata-se da elaboração da nova base cartográfica da cidade, tendo em vista que o mapeamento até então utilizado estava desatualizado, pois foi elaborado há mais de 15 anos.
Este projeto foi financiado com recursos oriundos do PNAFM – Programa Nacional de Modernização da Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros, sendo contratado em setembro de 2008 e entregue em um ano.
Até recentemente, os modelos digitais utilizados para representar a superfície de uma região eram derivados de mapas topográficos e representavam a superfície do terreno. Porém, com o surgimento do sistema de varredura a LASER, a cota de todos os elementos presentes na superfície do terreno pode ser registrada, incluindo construções e vegetação.
A nova base cartográfica não proporcionou ao município de Guarulhos somente a atualização do mapeamento. Ela foi também o primeiro passo rumo à integração das informações cartográficas, imobiliárias, urbanísticas e sociais em um futuro Cadastro Técnico Multifinalitário.
Além disso, as informações obtidas na nova base já estão sendo disponibilizadas através do site http://webgeo.guarulhos.sp.gov.br, tanto para uso interno da Prefeitura de Guarulhos quanto para o cidadão.