
Em um trabalho integrado com técnicos das secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente, os agentes estão devidamente equipados e preparados para orientar, deter e multar eventuais infratores. Inicialmente, o GPA contará com uma frota de quatro viaturas, sendo três picapes Ranger e um Gol.
A formação do grupamento incluiu um curso de 30 dias na academia da Guarda Civil Municipal (GCM), na Vila Tijuco. Os guardas receberam noções de legislação de crimes ambientais, contenção de fogo em matas, captura de animais peçonhentos (cobras) e silvestres (macacos e corujas), além de participar de treinamento na região da Estação de Tratamento de Água (ETA), no Cabuçu, e no Horto Florestal, na Água Azul.

Fiscalização
A criação do GPA foi motivada em função do grande número de atividades clandestinas contra o meio ambiente. Só neste ano, já foram realizadas aproximadamente 200 autuações envolvendo obras irregulares, desmatamento e descarte incorreto de entulhos em áreas de mananciais. As ações resultaram na apreensão de 40 caminhões.
Nos anos anteriores, através do Disque-Denúncia 0800-7722006, os fiscais e a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente atenderam cerca de 7 mil solicitações. Também foram realizadas fiscalizações aéreas em cerca de 100 quilômetros quadrados de regiões de mananciais e de preservação permanente da cidade para prevenir o desmatamento.
FONTE: www.guarulhos.sp.gov.br/